quarta-feira, 12 de março de 2014

O que é Efeito Cliquet?

Boa noite, queridos colegas! Estou inaugurando hoje uma nova tag do Blog, identificada como Fast Tips, a qual vocês podem encontrar no menu Especial para Concursandos. Como se infere do próprio nome, trata-se de uma categoria de dicas rápidas (aproximadamente 10 linhas), dedicadas a expor com brevidade alguns pontos de conteúdos jurídicos que devem ser memorizados em algumas provas de concursos públicos.

Passemos, portanto, ao tema do dia: O que é Efeito Cliquet?

O Efeito (ou effet) Cliquet, expressão de origem francesa que remete à máxima consoante a qual ao alpinista somente é permitido subir, foi encampada pelo Direito Brasileiro sob a denominação de Princípio da Proibição do Retrocesso.

O aludido princípio determina que os direitos fundamentais não podem retroceder, sejam eles previstos no texto constitucional ou na legislação infraconstitucional. Neste sentido, leis e emendas constitucionais não podem restringir ou excluir direitos fundamentais anteriormente consagrados no nosso ordenamento jurídico, sob pena de representar grave e inadmissível retrocesso.

Obs.: o Efeito Cliquet já foi tema cobrado em concurso para Procurador da República (MPF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueçam de respeitar os comentários e opiniões dos outros colegas. A diversidade de posicionamentos é o que impulsiona a evolução do Direito. Mensagens com conteúdo ofensivo não serão publicadas.