quarta-feira, 26 de março de 2014

RQ: Direito Administrativo - Autoria Própria


Hoje a questão foi formulada por mim, baseada na jurisprudência. Espero que gostem e que ajude a memorizar nossos “queridos” informativos.

Julga a assertiva a seguir: É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, colhidos no procedimento de sindicância, instaurado com objetivo de apurar infração administrativa, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Gabarito: INCORRETA

Justificativa: 
O amplo acesso aos elementos de prova que digam respeito ao direito de defesa do investigado, preconizado pela Súmula Vinculante nº 14, aplica-se tão somente ao procedimento investigatório realizado por órgão detentor de competência de polícia judiciária, o que não é o caso da sindicância (Informativo 734, STF – 1ª Turma. Rcl 10771 AgR/RJ, rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 4/2/2014).

Súmula Vinculante nº 14. É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueçam de respeitar os comentários e opiniões dos outros colegas. A diversidade de posicionamentos é o que impulsiona a evolução do Direito. Mensagens com conteúdo ofensivo não serão publicadas.