Pessoal,
Estou assistindo as aulas online do Curso de
Memorização ministrado pelo professor Alberto Dell'Isola e resolvi fazer um
resumo das dicas de ouro que dá para os concursandos de plantão. Eu estou
adorando as aulas, pois descobri que diariamente tomo várias atitudes que eu
nem imaginava que seriam nocivas à minha memória. Está me ajudando bastante!
Quem quiser assistir as aulas, que são gratuitas,
basta clicar aqui.
Fracionarei o resumo em várias partes, para não ficar
muito extenso nem cansativa a leitura, bem como tentarei escrever em tópicos
curtos. Segue abaixo a primeira parte.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A MEMÓRIA:
1) "Entender" não se confunde com
"memorizar", ambos são processos importantes que caminham juntos e
não se excluem.
2) Mnemônica não é fácil, há um preço a se pagar pela
adoção de cada técnica de memorização, cujo custo-benefício deve ser avaliado
caso a caso - não há um grande segredo infalível para todos os casos.
3) O esquecimento é uma das ferramentas mais importantes
do nosso cérebro, é o que nos ajuda a superar as perdas pessoais para
conseguirmos seguir em frente. É exatamente por isso que quando um teste gera
ansiedade, a primeira reação do cérebro é tentar esquecer a matéria, a fim de
nos fornecer bem-estar e qualidade de vida.
4) O cérebro é como uma ferramenta de busca de um
computador, ele continua buscando o que lhe foi acionado até encontrar, não
adianta pressionar. Assim, se insistimos demasiadamente em lembrar algo,
ficamos ansiosos e, como dito acima, não conseguimos recordar. Quando relaxamos
e paramos de pensar fixamente naquilo, a resposta finalmente vem à mente. Isto
porque a nossa ferramenta cerebral de busca é mais eficiente quando funciona de
modo espontâneo. Conclusão: quando der "branco", a melhor coisa a se
fazer é pensar em outra coisa (ou mudar de questão quando estiver fazendo uma
prova).
5) Quando dominamos bem um tema, não esquecemos. O
famoso "branco" acontece em relação a memórias recentemente
adquiridas ou que ainda não tiveram a exposição necessária para se
converterem em memória de longo prazo. Os temas que realmente entendemos muito
bem fazem parte da memória de longo prazo, mais disseminada no córtex cerebral.
6) É crucial observar bem o objeto da memorização.
7) É mais fácil lembrar das coisas por categoria - o
professor fez um teste com os alunos e provou que conseguimos pensar em 15
segundos em mais frutas do que palavras iniciadas com a letra "n",
embora no dicionário existam muito mais palavras com a letra "n" do
que frutas. Isso porque as frutas estão categorizadas e, portanto, armazenadas
em uma mesma região do cérebro, sendo mais fácil acionar este banco de dados.
8) A memória funciona através de gatilhos, uma coisa
remete a outra e aí por diante. Portanto, é importante trabalharmos com os
gatilhos adequados (será melhor explicado mais à frente).
9) São muito comuns dois comportamentos extremamente
nocivos à memorização: menosprezar o objeto (achar que é fácil e portanto não
esquecerá jamais) e manter pensamentos negativos (achar que nunca vai conseguir
guardar determinada informação). Assim, a nossa confiança tem que ser na
medida certa, não pode ser 08 ou 80.
Termino por aqui a exposição de hoje. Em breve
publicarei a Parte 02 do resumo.
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